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segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

ATITUDE - O ÚLTIMO MINUTO!!




DESCUBRA E PRATIQUE AS ATITUDES PARA FECHAR SUAS METAS EM 2009!

Se você não quer terminar o ano com uma coleção de metas e objetivos apenas no papel, saiba que 2009 ainda não acabou, ainda dá tempo de melhorar seus resultados e, até mesmo, alcançar plenamente o que foi estabelecido. Para isso, você precisará obviamente de foco, disciplina, motivação e persistência. Então, mãos à obra!

Se você já atingiu suas metas, parabéns! Mas que tal ir além delas, afinal, conquistar mais que o previsto não faz mal a ninguém, não é mesmo? Pelo contrário, costuma gerar muitos benefícios. Nesse caso, você também precisará de foco, disciplina, motivação e persistência. Já para os que estão apenas sonhando com a linha de chegada, o primeiro passo é rever suas metas. “Pare um instante e ‘replaneje’ seu objetivo. Revise seus planos dando um destaque para as atividades que ainda não foram concretizadas, adicione um tempo para os imprevistos e veja se as metas ainda podem ser alcançadas. Tudo isso de forma realista, honesta e planejada”, aconselha Christian Barbosa, especialista em administração de tempo e produtividade. Mesmo que você chegue a conclusão de que, por exemplo, não será mais possível atingir suas metas de venda, proponha-se a chegar o mais perto possível delas.



Também é fundamental que você defina prioridades, pois, como o tempo é curto, talvez não seja possível concretizar todas as metas e objetivos, apenas os mais importantes. “Analise o que realmente deve ser feito e o que tem maior relevância para a empresa em termos da estratégia definida para o ano. É melhor focar e executar as metas mais importantes que fazer um pouco de todas e não finalizar nenhuma”, avisa Christian. Se for preciso, peça ajuda ao seu líder direto para saber qual deve ser sua prioridade nesse momento.



Outro especialista no assunto dá uma dica especial: as metas precisam ser importantes para você também! “Tudo o que você faz na vida tem de valer a pena. Muitas vezes, o que a gente quer não é o que buscamos. É importante verificar o quanto de satisfação pessoal ou profissional o alcance das metas proporcionará para você. Essa análise irá ajudá-lo a atingir o resultado. Além disso, analise os objetivos secundários das metas”, avisa Sulivan França, presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, Coach, Master e Trainer Internacional em Neurolinguística.



Vamos por partes – Pensar nas metas como um todo pode ser, muitas vezes, um impedimento para alcançá-las, pois parece que as dificuldades e o esforço serão maiores do que realmente são. Então, a grande dica é subdividi-la. “Quando pensar em uma meta, tente triturá-la. Ela sempre pode ser subdividida, e é isso que ajuda a aumentar a motivação. Vamos supor que você precise ler um livro de 300 páginas em 15 dias. Não visualize o número total, pense que terá de ler 20 páginas por dia. Se fizer dessa forma, terá o estímulo momentâneo e a motivação propulsora para atingir a meta”, avisa Sulivan.



Depois de dividir o total do que deseja alcançar, concentre-se na execução diária das minimetas para atingir o grande objetivo. E você precisará de disciplina para se esforçar ao máximo para cumprir com o que estabeleceu. Se tiver dificuldade ou sentir que está quase fraquejando, responda as cinco perguntas fundamentais:



1. Por que eu quero?
2. Para que eu quero isso?
3. O que vai me trazer de bom?
4. O que eu vou ganhar?
5. Por que é tão importante para mim?


Também procure usar o fato de estar bem perto da data para alcançar o que deseja de forma positiva. Isso tende a variar de acordo com o perfil de cada pessoa, pois alguns costumam lidar melhor com a pressão do que outros. Mas faça o possível para que isso seja mais um motivo para manter sua persistência. “Usar a pressão de forma positiva é ligar a execução ao resultado desejado. Manter o benefício em mente, ou seja, visualizar o que aquela tarefa trará de bom também ajuda a manter o ritmo”, diz Christian.



Depois do turbilhão – Assim que a data estipulada para a meta chegar, comemore se a tiver atingido. “Isso marca o processo, recompensa seu esforço e valida as próximas etapas. Se não for realizada pela empresa, faça você com sua família, companheira(o) ou com você mesmo! Mas não deixe passar em branco”, aconselha Christian.



Caso não conquiste o que se propôs a alcançar, procure voltar e analisar todo o processo para ver em que errou e evitar essas falhas no futuro. Aliás, independentemente de ter alcançado ou não suas metas, é importante rever todo seu trabalho e se programar para o próximo ano de forma que você evite fechar suas metas no último minuto. “Muitos gerentes ficam revoltados com vendedores que deixam isso para última hora. Alguns não se importam, mas depende muito de quem está no comando. Se o perfil de seu líder é desse de última hora, não impacta tanto. Mas, se ele é do tipo que não gosta das coisas atrasadas, fechar a meta em cima da hora pode ser muito prejudicial à imagem do profissional. E, de qualquer forma, esse tipo de comportamento sempre passa por um estresse desnecessário, pois certamente irá começar o mês/ano seguinte esgotado, o que poderá atrapalhar a produtividade do próximo período”, finaliza Sulivan. E, se não fechar as metas for comum, verifique por que isso está acontecendo. Para isso, confira o texto 7 motivos pelos quais você não fecha suas metas!:



7 motivos pelos quais você não fecha suas metas!

Jeffrey Gitomer cita sete das possíveis causas de você não fechar suas metas todos os meses:



1. Você não sabe o que sua cota realmente significa – Então, comece de trás para frente: quantos prospects você precisa para marcar uma visita? Quantas visitas para fazer uma venda?
2. Você não está sendo consistente em seu trabalho – Por isso, use sua agenda para marcar prospecção, visitas e pós-venda – e analisar os resultados de cada ação.
3. Você trabalha sozinho e não sabe como atingi-las – Esse é um defeito no treinamento de vendas. Então, vá atrás de cursos, livros e revistas já! O quanto antes.
4. Sua maneira de trabalhar está errada – Por isso, comprometa-se a trabalhar por 30 dias de forma mais eficiente. Geralmente, isso é suficiente para mudar qualquer hábito.
5. Seu chefe é ruim – Então, redobre sua determinação para vencer, ser um sucesso.
6. Informações importantes não chegam até você – Então, arranje um laptop e comece a organizar as informações você mesmo.
7. Salário e/ou comissão baixos, plano de carreira inexistente – Então, demita-se e vá ser vendedor em uma empresa decente.


por Karen Jardzwski

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